(no término da escrita tem as fotos)
PROJETO OLIMPÍADAS
“A ESCOLA THEREZINHA
INTERAGINDO E ACOMPANHANDO O BRASIL”
Introdução
O projeto visa mostrar aos alunos
um pouco da historia dos atletas e suas conquistas, já que os esportes
olímpicos estão inseridos no currículo escolar trabalhado com os cadernos dos
alunos e do professor no decorrer do ano letivo, assim podemos aprimorar seus
conhecimentos e fazer com que possam incluir o tema.
Justificativa
O Brasil vem avançando nos
esportes olímpicos, o que se torna incentivo para o jovem saber sobre os
atletas, que participam e trazem para o Brasil medalhas e orgulho, tanto na
superação como no desenvolvimento e desempenho de cada atleta que dedica sempre
em mostrar o melhor do Brasil. Através dos meios de comunicação observamos os
investimentos das secretarias de esporte, cultura e lazer, as ONG´s, empresas
privadas, que vem desempenhando seu papel e principalmente a Lei Rouanet ( Lei
Federal de Incentivo à Cultura) (Lei
nº 8.313 de 23 de
dezembro de 1991), conhecida também por Lei
Rouanet, é a lei que institui políticas públicas para a cultura nacional,
como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.As diretrizes para a
cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a
promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.O grande
destaque da Lei Rouanet é a política de incentivos fiscais que possibilita as
empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa física) aplicarem uma parte do
IR (imposto de renda) devido em ações culturais.
Objetivo
Que este
projeto seja um meio de informação para os alunos estarem conhecendo diversas
modalidades esportivas e atletas que não sejam apenas do futebol, sendo este
uma paixão nacional, mas não a única conquista do Brasil, pois dentre muitos
atletas muitas medalhas já foram conquistadas em varias categorias inclusive
nas paraolimpíadas.
Estratégia
O projeto
terá inicio nas aulas regulares de educação física,no tocante da aula teórica
onde serão apresentados e explicados os slides para todos os alunos em seguida
eles farão a confecção das caricaturas e assim identificarem o atleta
preferido.com essas informações eles farão uma carta para um atleta coordenado
pelo professor de português,após essa etapa haverá demonstrações de algumas
modalidades esportivas na pratica das aulas,e no decorrer das competições
olímpicas os registros e informações serão acrescentados nos painéis.
Publico alvo
Alunos do
ensino fundamental e ensino médio
Recursos
Para o
desenvolvimento deste projeto será utilizado os seguintes recursos:
Data show;
Papel
pardo;
Sulfites;
Cartolinas;
Materiais
esportivos em geral;
Canetas;
Cronometro;
Vídeos.
Metodologia
- Apresentar através de slides a historia das
olimpíadas e da vida de alguns atletas que conquistaram seu espaço no
mundo esportivo
- Confecção de painel informativo com diversas
curiosidades das olimpíadas e paraolimpíadas
- Confecção de caricaturas dos atletas, com o
professor de arte
- Promover competição nas modalidades, atletismo,
ginástica rítmica e vôlei adaptado (paraolímpico)
- Dando continuidade no decorrer das olimpíadas
2012 que acontecerá em Londres a partir do dia 27 de julho.
- Registros das competições que eles assistiram;
- Acompanhamento do quadro de medalhas;
- Painel de acontecimentos das olimpíadas
retirados dos jornais e sites;
- Dos dias 29 de agosto á 09 de setembro as
mesmas atividades, mas com assuntos das paraolimpíadas.
Professora responsável:Paula Regina Sant´ana –
Educação Física
preparando o cartaz informativo
lendo e reescrevendo os fatos olimpicos
preparando material para aula de ginastica rítmica
mantendo se informado sobre as olimpíadas
registrando as informações e lendo para toda turma
material para aula de GRD
cartaz de curiosidades olímpicas
projeto em andamento